Sobre

Anders Helmerson nasceu na Suécia, em uma família musical: a mãe era professora de piano e o pai, músico de jazz. Anders começou pelo piano clássico e, em seguida,  evoluiu para o rock progressivo, de grupos como Yes e King Crimson,  e também o jazz, de pianistas como Chick Corea e Bill Evans.

Seu primeiro álbum, “End Of Illusion”, foi lancado em 1981, pelo selo sueco TMC. Quinze anos depois, o disco  foi relançado pelo selo francês Musea Records, ganhou o status de cult e vendeu bastante. Sucesso que influenciou na volta de Helmerson à música, após um longo período de afastamento, quando esteve dedicado à Medicina. Segundo a revista japonesa “Euro-Rock Press”, “End Of Illusion” transformou Anders Helmerson num artista de renome. Para os fãs  de rock progressivo no Japão, há mais de uma década, ele também é visto como um homem misterioso.

Seu segundo álbum, “Fields Of Inertia” (2002), gravado no Rio de Janeiro e  mixado em Nova York, foi  lançado pelo selo brasileiro Som Interior Artisticas Productions. Anders trabalhou no Rio com músicos brasileiros, incluindo o baterista e percussionista Robertinho Silva, conhecido por sua atuação em discos e shows de Milton Nascimento, Gilberto Gil, Gal Costa, João Donato, Egberto Gismonti, entre  outros. O resultado : uma fusão de ‘prog’ e ‘ latin- jazz’, criando um ’mix’ neo – clássico.  Essa também foi a sua primeira experiência com gravação digital,  processo que,  mais tarde, fez uma revolução total na indústria fonográfica. O elaborado estilo de criação e composição de Anders foi um benefício a mais nesse novo processo.

Após alguns anos de elaboração, o terceiro álbum, “Triple Ripple”, foi lançado em 2010. Lançado pelo selo francês Musea Recordings,   essa proeza de fusão jazz -rock é o resultado da colaboração com o baterista americano Marco Minnemann e o baixista Bryan Beller. O trio trabalhou compasso por compasso nas gravações, que foram mixadas e masterizadas no Abbey Road Studios,  em Londres. De acordo com Anders, “A mixagem é brilhante, os timbres de sino ganharam um tom solene”.
Para os shows de lançamento de “Triple Ripple”, Anders optou por um concerto solo, em turnê que o trouxe de volta ao Brasil e também passou por diversos países da Europa.

Em 2018, seu quarto álbum “ Quantum House Project ” foi lançado. Anders expressou sua paixão pelas teclas de um piano de cauda e compôs músicas sugerindo que se tornara músico de jazz. Anders chama esse novo projeto de “ Quantum House Project ”. Trocar o teclado por um piano de cauda não foi para Anders uma mudança de estilo musical, mais como uma modernização do timbre – para muitos uma mudança de estilo e um desafio, mas sua música foi aberta para um público maior. Para este projeto, ele escolheu os músicos franceses Christian Grassart na bateria e Thierry Conand no baixo. O trio está definido para tocar ao vivo. (Também em 2018, o site oficial de Anders Helmerson teve uma renovação do EndOfIllusion.com anterior para AndersHelmerson.com) A turnê ao vivo “Quantum House Show” de Anders também começou em setembro de 2018 no Vortex Jazz Club em Londres e tocou várias vezes em toda a Europa, incluindo julho de 2019 no Le Studio de l’Ermitage em Paris com seu trio ao vivo.

Em 2020, a turnê mundial de Anders continuou em janeiro no Rio de Janeiro e ele apresentou “Quantum House Show” com seu trio ao vivo. Ele também tocou piano solo ao vivo em clubes como 1901 Arts Club em Londres em fevereiro e streaming online ao vivo no Instituto Ling no Brasil em outubro de 2020. Antes de seu quinto álbum, seu novo single “ Ritual iDance ” foi lançado em 5 de junho de 2020, que foi uma colaboração com o baterista japonês Senri Kawaguchi e o baixista polonês Lukasz Chyla .

Em 2021, Anders lançou o quinto álbum “ Opus i ” com novos membros do trio ao vivo: Anders Helmerson (Piano / Compositor), Lukasz Chyla (Baixo) e Juan Felipe Mejia Tobón (Bateria). Este álbum apresentou sete faixas de jazz original inovador e progressivo apresentando o melhor do estilo eclético contemporâneo de Anders, que foi avaliado como “O primeiro Opus do mundo na tonalidade de i – esta é uma música como você nunca ouviu antes”.
Em agosto de 2021, Anders se apresentou online ao vivo para o Blue Note em São Paulo, incluindo suas novas músicas.

Mais shows ao vivo de Anders Helmerson estão planejados em 2021 e em todo o mundo.

Para obter as informações mais recentes, consulte o site oficial de Anders Helmerson AndersHelmerson.com